segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ESCOLA WALFREDO SIQUEIRA

ESCOLA WALFREDO SIQUEIRA-SÃO VICENTE –PE

TEMA: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS

A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro.
Embora seja país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música,da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das populares do Brasil.

Ginástica Rítmica
A ginástica rítima, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidade movimentos corporais combinados aos elementos de ballet e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia coma música e coordenados com manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graças e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical e técnica, que transmite, acima de tudo satisfação , acima de tudo satisfação estética aos que assistem.

Organização: Professora Regina





                                          Festas e Dança populares
                                 Expressões culturais do nosso país.


Festas Populares


Carnaval
O carnaval tem sua origem no entrudo português. Os ritmos e os festejos mudam conforme a região. Em Recife e Olinda há os blocos de frevo e maracatu. Em Salvador as pessoas vão atrás do trio elétrico. No Rio de janeiro o carnaval é marcado pelo desfile das escolas de samba.

Organização: Professora Alziriana


Festival Folclórico de Parintins

O festival folclórico de Parintins é uma popular realiza anualmente no último final de semana de junho, na cidade de Parintins Amazonas.
O festival é uma ópera a céu aberto, onde competem duas agremiações, o boi caprichoso de cor azul e o boi garantido de cor vermelha. Durante as três noites de apresentações, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Organização: Professora Izabelly



Festas Juninas
As festa juninas homenagem aos Santos de junho trazidas ao Brasil pelos português. Aqui, foram enriquecidas com influência dos Indígenas e Africanos.
Em junho, acontecem as festas juninas, com muita música, dança comida típica, fogueiras, fogos de artifício, bandeirinhas e balcões. As festa juninas homenageiam SantoAntônio (dia 23), São João (dia 24), São Pedro (29).

Organização: Professora: Iza




Festa a Fantasia.

Festa a fantasia é uma festa na qual as pessoas usam o propósito das roupas para fazerem coisas que jamais fariam sem fantasias.
Sua origem é muito antiga. Vem dos incas, Índios que habitavam a America central e faziam coisas hoje considerada primitivas, mas que nas festa a fantasia não São.

Organização: Professora Islania e Detanha



                                                   Oktoberfest

A Oktoberfest é uma festa que acontece todos os anos no mês de outubro, em várias cidades de origem alemã. No Brasil, a maior dessas festas ocorre em Blumenau, no estado de Santa Catarina.
Ruas lotadas e músicas animando os festeiros. Alegrias é o requisito básico para participar da Oktoberfest.
O principal objetivo da Oktoberfest brasileira é divulgar a cultura e os costumes Alemã, principais colonizadores da região.

Organização: Professora Cleidimar



Danças do Brasil

A dança no Brasil originou-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influências de outros países. Com as danças, há uma mistura de ritmo e som, que fazem as pessoas craiarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar.
As danças no Brasil são diversas em cada régio do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, O maxixe, o Xaxado, o Baião, o frevo e a gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, mouriscas, européias e indígenas.


                                      O Maracatu 


Uma das danças mais populares de Recife tem sua origem nos cortejos dos reis do Congo de cabinda e de Angola,representados nas figuras do Rei, Rainha e vassalos. Os outros integrante são a Baliza, as Damas do paço o Embaixador que carrega o estandarte ricamente e os batuqueiros.
Todos os componentes vestem-se luxuosamente, como exceção dos batuqueiros,simplesmente vestidos com calça e sapatos brancos e camisa de malha.

Organização: Professora Lindalva



                                          Ciranda

As cirandas fazem parte do folclore brasileiro. Para executá-las, basta forma um grupo de crianças com mãos dadas e cantar músicas cujas letras sejam de fácil compreensão, abordando temas referentes á realidade infantil ,ao seu universo imaginário, se possível com coreografia.

Organização: Professora Socorro Almeida.




            Grupo de dança: ( representação do Frevo, Xaxado,Ciranda e coco )


O grupo de dança representa à cultura nordestina unindo o ritmo contagiante das danças populares como o frevo, xaxado, ciranda, e o coco - à leveza do balé.

Organização: Professora Socorro Almeida.



                                   Grupo de dança: Arte e Dança

A dança é uma das artes capaz de unir em um mesmo espaço diversos rostos, vários sotaques, algumas manias e distintas culturas.

                                                 Teatro

O Auto da compadecida.

Auto da é uma peça de teatro, em forma de auto, em três atos escrita em 1955 por Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi 1956, em Recife, Pernambuco.
É uma comédia do nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura popular e tradição religiosa.
O Auto da compadecida, aparecem alguns personagens como o cabo Setenta, Rosinha e Vicentão, Chico, João grilo.

Organização: Professora Maria José


Religiosidade

O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões(cristã, islãnmica, Afro-brasileira, juddaíca etc).

                                              Folia de Reis

O Brasil de Reis é celebrada m todo Brasil. Os Foliões dramatizam a viagem dos três reis magos - Baltazar, Belquior e Gaspar – a Belém, na Judéia para o nascimento do Menino Jesus. O folguedo natal (25 de dezembro). Ao Dia de reis ( 06 de janeiro).

Organização: Professora Socorro Silva.  




                                       Festa de senhor do Bomfim

A festa se realiza em salvador (BA), a partir da segunda 5ª – feira após o dia de Reis e prolonga-se até o domingo. A lavagem das escadarias do senhor do Bomfim, que no sincretismo afro – cristão corresponde a Oxalá, o maior dos orixás.
É uma das mais tradicionais cerimônias religiosas do país e milhares de romeiro juntam-se em Salvador. Depois da lavagem os romeiros vão para as ruas da cidade, onde fazem uma grande festa, com direito a capoeira, samba, e muita comida típica.

Organização: Professora Edviges.



                                           Cantiga de Roda



As cantigas de roda tem origem portuguesa e espanhola, mas se transforma em retrato do país. E são de grande importância para a cultura popular, porque através dela é possível transmitir noções de comportamento, ensinamentos, informações, crenças e outras mais sobre o cotidiano das pessoas
Algumas cantigas de roda mais conhecidas no Brasil.

Marcha soldado
Samba Lelê
O cravo e a ros
Ciranda cirandinha
Tereza de Jesus
Escravo de Jô
A barata diz que tem
Nesta rua.


Organização: Professora Detanha



                                             Literatura


Ler é uma atividade antiga. Há milhares de anos os homens se comunicam por meio de palavras escritas. E não apenas para transmitir recados e notícias, mas também para registrar idéias, impressões e emoções.
Desde cedo escrever se transformou um ato de criação artística e daí nasceu a literatura.
Em diversas formas e estilos – poesias, contos romances, crônicas, biografias, etc- escritores conhecidos e desconhecidos expuseram por meio de palavras as idéias, os sentimentos e os conflitos de sua sociedade e de seu tempo. A literatura tornou-se parte essencial da cultura.
O interesse em ler em texto literário está menos na informação que ele nos dá e méis no encantamento com que nos envolve.

Organização: Professora Maria José Cordeiro.



                                      Arte e pintura

A pintura no Brasil nasceu tardiamente em relação à descoberta e colonização do território. Apesar de haver registros de atividade de pintores desenhistas e aquarelista em atividade no Brasil desde 1556.
Passando um século a pintura no Brasil já experimentava um desenvolvimento considerável e desde então conheceu um progresso ininterrupto e sempre com maior pujança e refinamento, com grandes momentos assinaláveis primeiro no apogeu do barroco com a pintura decorativa nas igrejas; depois na segunda metade do século XIX, com a atuação da Academia imperial de Belas Artes.


                                          Pintores Brasileiros


Tarsila de Amaral
Urutu: o quadro pintado por Tarsila em 1928 é uma das estrelas da coleção.
O ovo ou Urutu – Neste tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de “deglutição”. A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.

Portinari – Meninos Soltando Papagaio – 1947
Meninos soltando papagaio é de 1947. Pintura em titã a óleo sobre madeira, su altura é sua largura 60 é d 73 centímetros e meio.

Di Cavalcante (Sem título “Rua de Mangaratiba), 1926

Os desenhos produzidos por Di Cavalcante entre 1921 e 164, período prospero de sua criação. As obras espelham temas recorrentes na obra do artista – caricaturas, cenas parisienses, tipos populares, figuras femininas, ilustrações e painéis para cenários de teatro – além de trazer um pouco do dia-a-dia da época vivida por Di Cavalcanti.
Tarsila do Amaral pintou operário em 1933, após uma viagem que fez para a antiga União Soviética. O quadro retrata vários rostos representando trabalhadores de uma fábrica, vista ao fundo. Dizem que muitos dos rostos remetem a artistas e intelectuais da época, o que colaborou para a divulgação da obra e d causa social destacada.
A tela é emblemática em vários aspectos e nos motiva á reflexão sobre a diversidade social e econômica dos trabalhadores e, sobretudo, dos consumidores. A forma dos rostos é semelhante. Os conteúdos e detalhes, totalmente diferenciados.



Obra de Waldemar da Costa

Foi mestre e pintor atuante em quase todos os movimentos. Era uma das maiores inteligências das artes plásticas brasileira.

Nascido em 11 de junho de 1904, passou sua infância e adolescência em Portugal, para onde seguiu com sua família, em 1910. Pintor professor de artes tendo formado pintores como Clóvis Graciano, Anita Malfatti, Mara Leontina, Fiaminghi,Lenelli entre outros. Foi um dos maiores abstracionista do Brasil, e em Portugal ele trabalhou no serviço cultural da embaixada brasileira, de 1957 a 1967. No período em que esteve ligado ao serviço cultural brasileiro em Lisboa, ele participou ativamente da vida artística e cultural portuguesa, tendo convivido com alguns dos grandes nomes de pintores lusitanos. Costa tem várias obras no Museu de Artes Contemporânea de Lisboa e no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Seu sonho seria realizar uma bienal luso-brasileira itinerante , mas não conseguiu realizar.

Organização: Professora Eliane


Esporte


Seleção Brasileira de Futebol

A Seleção Brasileira de futebol é o time nacional do Brasil, gerido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que representa o Brasil nas competições de futebol organizadas pela CONMEBOL e pela FIFA. É o time mais bem-sucedido de futebol na história da Copa do Mundo, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou a Copado Mundo FIFA com cinco títulos até então (1958, 1962, 1970, 1994, 2002) e que participará de todas edição disputadas até 2014. Um lema comum da seleção nacional do Brasil é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram. O Brasil é consistente entre as nações mais fortes de futebol do planeta é a única equipe a ter jogado em todas as copas do mundo.


Os cincos títulos do Brasil


O primeiro título mundial da seleção brasileira foi a conquista no ano de 1958. No torneio realizado na Suécia. O Brasil derrotou os donos da casa, em vitória por 5 a 2.
A segunda conquista do Brasil veio logo na edição seguinte, quatro anos depois, na Copa do Mundo do Chile, a seleção levantou o troféu.
A edição de 1970, realizada no México, foi um duelo de titãs. A seleção brasileira e a seleção italiana disputavam para saber quem seria a primeira seleção tricampeã mundial. A final ficou em 4 a 1 para o time verde e amarelo, que conquistou mais uma vez o titulo.
Após um jejum de 24 anos, no ano de 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, a seleção conquista novamente o título mundial. O título veio depois do jogador italiano, Roberto Baggio, chutar para fora, e finalizar o jogo em 4 x 3.
No ano de 2002 a seleção comandada por Luiz Felipe Scolares teve uma participação impecável na Copa do Mundo. Conquistou sete vitórias em sete partidas, o jogador Ronaldo marcou dois gols na partida final, dando a vitoria ao Brasil.


Com todos títulos, 1958, 1962, 1970, 1994, 2002, o Brasil entra para o Livro dos Recordes como a seleção com “ Números de Títulos em Copa do Mundo”.



          Desfile da Escola em São Vicente