terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fotos da Celebração 129 ano de Morte do padre Ibiapina










































































































Como surgiu o Santuário da Santa Fé


As terra onde fica localizada o Santuário foi uma doação da Srª Cândida Americana esposa do Major Antônio José da Cunha, que era muito religiosa, fez a doação ao Padre Ibiapina, de parte da fazenda, com casas, bovinos, asininos e muares para construção de mais uma casa de caridade em Santa Fé.




Os Caminhos do Padre Ibiapina




Guarabira, cidade brejeira da Paraíba, está lançando o projeto de turismo religioso intitulado “Os Caminhos do Padre Ibiapina”, o mesmo foi desenvolvido pela Diocese de Guarabira, pelo Governo do Estado, pela Sebrae e pela ONG (OSCIP) Para´iwa. A iniciativa é inédita no Nordeste e vai seguir os moldes do Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, foi inaugurado oficialmente no dia 15 de abril de 2003. “Nos passos do Padre Ibiapina” foi concebido a partir do potencial da romaria que já ocorre no dia 19 de fevereiro, data em que se comemora o aniversário de morte do Padre Ibiapina.






Padre José Ibiapina


Padre José Antônio Maria Ibiapina nasceu no município de Sobral, no Ceará, no dia 5 de agosto de 1806 e morreu no dia 19 de fevereiro de 1883, em Santa Fé de Arara. Foi terceiro dos oito filhos do casal Francisco Miguel Pereira e dona Teresa de Jesus. Foi batizada no dia 25 de agosto do mesmo ano, recebendo o nome de José Antônio Pereira Ibiapina. Depois, ainda jovem, foi estudar em Olinda, mais tarde retornando a Sobral para tomar conta dos irmãos órfãos, devido à morte do seu pai e do irmão fuzilado durante os episódios da Confederação do Equador, em 1824, já que sua mãe já tinha falecido. Temporariamente, abandonou os projetos de vida e os estudos do Seminário de Olinda para retornar à sua terra e amparar os seus irmãos. Depois vai para Recife em companhia de duas irmãs. Começa a estudar na Faculdade de Direito de Recife, integrando a primeira turma de Bacharéis no ano de 1832. No ano seguinte foi nomeado Juiz de Direito e Chefe de Polícia em Quixeramobim, no Ceará.




Depois de brilhante atuação na Magistratura, é eleito para a terceira legislatura da Assembléia da Nação representando o seu Estado, para o período de 1834/37. Como parlamentar aponta caminhos em favor dos pobres e oprimidos. Sua atuação destacada no Parlamento levou a ser cogitado para a presidência de uma província e para a pasta de Ministro de Justiça, mas declinou de todas. Deixando a carreira política, dedicou-se à Advocacia, se destacando na defesa de pessoas desamparadas nas regiões pobres do Nordeste. Foi ai que manteve contato com a Paraíba ao defender um acusado de crime na cidade de Areia.




O Padre Ibiapina, também considerado como “Apostolo do Nordeste”, pelo escritor Celso Mariz, que o considerou uma das maiores figuras apostolares do Brasil. Deixou um legado de fé católica e uma grande obra de assistência e educação, com a construção de casas de caridade, hospitais, açudes, cemitérios e capelas. Das obras erguidas pelo Padre Ibiapina, ainda restam as Casas de Caridade de Santa Fé, Pocinhos, Cachoeira e Parari e os açudes de Santa Luzia e Princesa Isabel, que atestam a grandiosidade de sua obra.




A referida peregrinação irá possibilitar aos peregrinos não só conhecer sua obra humanitária, bem como a diversidade ambiental e cultural da região do Brejo.




O Projeto


O referido projeto consta da implantação de quatro trilhas, refazendo os caminhos percorridos pelo Padre Ibiapina em suas peregrinações pela Paraíba, no período de 1856 a 1883, período em que foi bispo da Diocese de Olinda e Recife, que abrangia os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará