quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fotos do Desfile da Escola Antônio Piancó Sobrinho

HISTÓRICO DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DE 2011


A Escola Antônio Piancó Sobrinho mediante a profunda desvalorização que sofrem os valores cívicos e morais de nossa sociedade atual, refletidos no desrespeito ao próximo, no vandalismo, na corrupção, na falta de ética, na violência, na banalização da vida e em tantos outros atos, traz para o 7 de setembro o tema: “RESGATANDO O CIVISMO, SEMEANDO JUSTIÇA E IGUALDADE”.Este tema enfoca a responsabilidade de cada individuo no cultivo desses valores, compreendendo e enfatizando que eles são indispensáveis à harmonia nas relações humanas.
E para abrilhantar ainda mais esta temática, homenageia o casal “HERÁCLIO FELIPE BARBOSA E MARIA LIONETE BARBOSA PIANCÓ” reconhecendo e agradecendo a dedicação, o trabalho e  a luta em prol da preservação do civismo, da moral e da ética em nossa comunidade.



Ø  FAIXA: ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PIANCÓ SOBRINHO (com as alunas: Vivian Bianca Quintino da Silva  e Laila Micaelle do 3º ano) na organização da professora Josivânia.


Ø  ESTANDARTE (Com as alunas Marisa e Claudiana) 

Ø   BALIZA: a aluna DANIELLE da 5ª Série – na organização da professora Alba Jeane.


Ø  PORTAS BANDEIRAS: Ana Carolina Ramos de Araújo (8ª A) Bandeira do Brasil, Myrelle da Silva Melo (8ª A) Bandeira de Pernambuco, Gercileny Cardoso dos Anjos (7ª A) Bandeira de Itapetim, Daiana Guimarães de Sousa (8ª A) Bandeira da EMAPS.(Organização da professora Fátima Chagas)


1)      TEMA; “RESGATANDO O CIVISMO, SEMEANDO JUSTIÇA E IGUALDADE” (alunos: Sabrina e Flávio da 5ª série C). Na organização da Equipe Gestora.


2)      )COMISSÃO DE FRENTE: Representado por alunos da 4ª e 5ª séries referenciando o civismo, a moral e a ética. (na organização dos professores Vanderlândia, Cicero Audo, Zeza, Nevinha e Lúcia Sampaio).

3)      D. PEDRO I: Representado pelo professor Arinaldo Leite, em homenagem ao Imperador Constitucional e defensor perpétuo do Brasil.


4)      PELOTÃO: AUTOCOMANDO: Revivendo a tradição dos antigos desfiles realizados pelo professor Heráclio Felipe Barbosa. (na organização dos professores Roberto Brito, Ana Milene e Jorge Siqueira).

5)      PELOTÃO DE FARDAS: Representando a Comunidade Escolar. (na organização dos professores Marcelo e Josevaldo)


6)      BALIZAS: Rosa Maria, Gabrielle Natanny e Mariana Lopes. (na organização das professoras: Mônica e Joelinne)

“A INDEPENDÊNCIA É CONSTRUÍDA A CADA DIA COM O NOSSO COMPROMISSO POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR” (Alunos Lucas e Mateus da 4ª Série)

7)      PELOTÃO – BANDEIRA NACIONAL: Homenageando a Bandeira Nacional. (Com alunos dos CICLOS, na organização das professoras: Alba Jeane e Paula Juliana)


8)      PELOTÃO – BANDEIRA DE PERNAMBUCO: Homenageando a Bandeira de Pernambuco. (Com alunos dos CICLOS, na organização das professoras: Lourdes Limeira e Luzia)

9)       PELOTÃO – BANDEIRA DE ITAPETIM: Homenageando a Bandeira de Itapetim. (Com alunos dos CICLOS, na organização das professoras: Mônica, Graciete e Jucineide)

10)  PELOTÃO: NORDESTE UNIDO, BRASIL FORTE: Alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries, homenageando os Estados do Nordeste. (na organização das professoras: Fátima Chagas e Joelinne)

11)  PELOTÃO: HINO NACIONAL – Apresentado pelos alunos 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, homenageando à nossa Pátria. (na organização das professoras: Glauce Lenilda Glória e Luciana)

12)  PELOTÃO: FORÇAS ARMADAS: Alunos da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, representando a segurança nacional. (na organização dos professores: Iane, Roberta Elaine e Cícero Audo)


13)  BALIZAS: As alunas da 5ª, 6ª e 7ª séries. (na organização das professoras: Glauce e Joelinne)

14)  PELOTÃO DE FARDAS: Alunos de 5ª, 6ª e 8ª séries, com uniformes do antigo Colégio Normal Municipal de Itapetim, homenageando os ex-alunos. . (na organização da professora: Íris)

15)  TIRADENTES: SE TODOS QUISESSEM PODERÍAMOS FAZER DO BRASIL UMA GRANDE NAÇÃO. Henrique aluno da 8ª série como Tiradentes, Samuel aluno da 6ª série como o padre e Jesiel aluno da 8ª série como o carrasco, representando Tiradentes e sua luta pela liberdade. (na organização dos professores Marcelo, Josevaldo e da Equipe Gestora)





16)  PELOTÃO: REPRESENTANDO AS LEIS:

·         LEI DO VENTRE LIVRE

·         LEI DOS SEXAGENÁRIOS

·         LEI ÁUREA: (Com alunos da 4ª série e do Acelera Pernambuco, homenageando a Princesa Isabel, na organização das professoras: Maria Ribeiro e Quitéria)

17)  PRINCESA ISABEL (Representada pela aluna Milly Renata da 8ª Série, na organização de Eusilene, Amanda, Glauce, Luciana e Cleuciane)

18)  PELOTÃO DE ESPORTES: Representando as modalidades esportivas e homenageando os atletas na pessoa de Pedro Emiliano e todos os incentivadores do esporte itapetinense como os cidadãos Zezé da Loteria e Jorge Amâncio.(organização de Fagner e Adriano)

19)  PELOTÃO ALUNO COLABORADOR – Em incentivo aos alunos que colaboram com a organização da Escola (Organizado pelo professor Cícero Audo)
 
20)  PELOTÃO: ITAPETIM RUMO AO SELO UNICEF (Organização do professor Márcio e da aluna Rayssa)

HERÁCLIO: ESPELHO DE VALORES PARA VÁRIAS GERAÇÕES”: (Conduzida pelos alunos Armesson e Tatiane)


21)  PELOTÃO: ”O GÊNIO CONSAGRADO” – Heráclio, além de um grande professor, é escritor, radialista, compositor, poeta, maestro, músico, exímio orador, também foi seminarista, político e diretor do colégio municipal (Com alunos da 2ª fase, na organização da professora Áurea).


22)  PELOTÃO: DE JOÃO ALFREDO PARA ITAPETIM – Retratando os lugares por onde o professor Heráclio trabalhou em prol de uma educação de qualidade. (na organização de Anderson, Ana Cláudia, Selda, Zeza e Socorro Alves com alunos do ACELERA)

23)  PELOPTÃO: RAÍZ DA MELODIA – Representando o projeto Flauta Doce, idealizado e mantido pelo Professor Heráclio (organização do professor Marivaldo).

24)  PELOTÃO: “AOS NOSSOS MESTRES QUE NOS CONVIDARAM A VOAR EM SUA SABEDORIA, MESMO SABENDO QUE ESTE VOAR DEPENDERIA DAS ASAS DE CADA UM DE NÓS” Homenageando e agradecendo ao casal Heráclio e Leta pelo seu trabalho e dedicação a educação no nosso município.

25)  BANNER (poema: OBRIGADO SERVO DA EDUCAÇÃO, do Poeta José Adalberto, conduzido pelos alunos João Alberto e Thaís)


AGRADECIMENTOS

Nós que fazemos a Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho, agradecemos a todos que contribuíram para a realização deste evento: ao Sr. Prefeito Adelmo Moura, a Secretária de Educação Fátima Piancó, aos professores, funcionários da escola, pais, alunos, Banda Marcial, coordenadores, supervisores e aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram.

A todos nosso muito obrigado!




 Equipe Gestora
      EMAPS

.

.



OBRIGADO, SERVO DA EDUCAÇÃO!


Professor Heráclio tem sido pra gente
Um missionário pregando valores
Podendo ser digno de muitos louvores
De todas as formas, merecidamente
Possui corpo e alma de polivalente
Com dons expressivos à disposição
Daqueles que tentam ganhar o seu pão
Dentro dos limites do que é direito
Por isso é cativo do nosso respeito
Como grande Servo da Educação.


Heráclio Felipe Barbosa nasceu
Pra servir ao próximo com sabedoria
Pra ele, o costume de dar um bom dia 
Já vale um princípio no currículo seu
Mesmo aposentado jamais se rendeu
Ao sedentarismo de qualquer razão
Continua autêntico na sua missão
Porque sua vida tem rumo e tem pauta
Num toque de bombo, num sopro de flauta
Como grande Servo da Educação.


Professor Heráclio tem buscado enfim
Transformar o mundo num mundo melhor
Sem medir esforços, sem poupar suor
Porque quem ensina, se entrega assim
Vem doando a vida por Itapetim 
Como educador de larga expressão
Um neologismo nessa acepção
Eu arriscaria que “Heraclicidade”
É conceito básico de civilidade
No Dicionário da Educação.


Professor Heráclio é merecedor
De que haja um busto com a sua imagem
Como sinal vivo da sua passagem
Por esse universo do Pai Criador
Por sua enxaqueca que transpôs a dor
Pela paciência do seu coração
Por todo equilíbrio da sua emoção
Pelos desabafos que não controlou
E pelos cidadãos que o senhor formou
Obrigado, Mestre, da Educação!!!



              Zé Adalberto      


.