terça-feira, 24 de agosto de 2010

Primeira Mesa de Grosas de Itapetim




Sábado, 21 de agosto de 2010, no Auditório da Câmera Municipal de Vereadores de Itapetim – PE, aconteceu a 1ª Mesa de Glosas do “Ventre Imortal da Poesia”. O evento foi realizado pela ASSOCIARTI – Associação Cultural dos Artistas de Itapetim, com apoio da Constrular, Farmácia Santo Antônio, Casa Light, Drogaria Passos, S.T.R. Itapetim, Iran de Brejinho e Carlinhos Serigrafia.
Só a título de esclarecimento, Glosa é o termo usado para designar o repente sem viola, ou seja, o improviso falado. O mote é lido pelo apresentador, e o primeiro poeta, por ordem de sorteio começa, o que se repete com os demais. No mote seguinte, quem começa é o segundo poeta, e assim, cada um é primeiro e último, o que oferece condições de igualdade a todos.

A Mesa contou a participação de 10 poetas, pratas da casa: ANTÔNIO GOMES, ZEZÉ DA LOTERIA, ZÉ ADALBERTO, MÁRIO LOPES, JOÃO JESUÍNO, EDIVALDO CORREIA, CHICO FERREIRA, LOURIVAL BATISTA, DEDEZINHO SANTOS e MARCOS FREITAS. Houve ainda, nos intervalos dos motes, apresentações curtas de declamadores.
Fez-se presente uma platéia também poetizada, que inclusive, ao final do evento teve oportunidade de opinar sobre o desempenho dos participantes.
Tal iniciativa teve como foco, sem desmerecer, em nenhum momento, aqueles que “se apresentam de outra forma”, poeticamente, e muito bem, por sinal, trazer ao público a criatividade, a emoção e a capacidade de raciocínio por meio da inspiração.
Apesar de não ter havido uma divulgação boa, a repercussão tem sido muito positiva. A intenção da ASSOCIARTI é de que todo ano se realize esse evento que é muito simples, mas é feito com alma poética e satisfação do público que o prestigia.


Fotos: Cléber